SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CRISE: o que fazer com as crianças?
  1. Mantenha-se paciente, tolerante e ajude a criança a descobrir atividades para ocupar-se. Use e abuse das suas memórias de infância. Você lembra-se de alguma brincadeira da sua época de criança? Então, aproveite as suas memórias infantis e aplique-as. Leve sempre em consideração a idade da criança, observando se ela está madura ou não para a atividade. A brincadeira pode aplicar-se a uma e não a outra, devido a maturidade emocional que se diferencia, de acordo com o processo de desenvolvimento de cada criança. Lembre-se que a criança precisa ocupar-se e o seu papel além de brincar com ela é orientá-la para que o lúdico aconteça de um jeito saudável para todos.
  2. Sente-se no chão, na cama ou na cadeira e posicione-se de maneira confortável e fique na mesma altura da criança.
  3. Deixe em lugares visíveis lápis de cor, papeis, cartolina, sacos de papel, caixas de sapato, cereais, ou seja, materiais que são seguros para a criança distrair-se sempre com a participação, supervisão ou orientação de um adulto.
  4. Use e abuse dos livros. Leia para a criança, dramatize a história, estimule-a a participar da encenação.
  5. Use a sua voz para criar brincadeiras cantantes. Por exemplo: peça à criança para entoar o nome dela, uma palavra ou uma frase em vários tons diferentes e todos repetem. Depois é a vez do adulto e todos repetem. Se na casa há várias pessoas, a brincadeira poderá  estender-se e tornar-se muito engraçada.

 

    Beijos e abraços virtuais são sempre bem-vindos.

 

Daniela Caramori Morgan – Psicóloga – CRP 06/102734

Marcelo Salgado – Psicólogo – CRP 06/81547             

Sergio Rosa – Psicólogo – CRP 06/15726

Vania de Castro – Psicóloga – CRP 06/15110

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de ComunidadeELA-Brasil.

Join ComunidadeELA-Brasil