SAÚDE EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE

SAÚDE EMOCIONAL EM TEMPOS DE CRISE
Você sabe que o contágio pelo coronavírus já é realidade no Brasil, portanto mantenha-se alerta sobre as medidas preventivas e faça uso delas. 


Prevenção, serenidade e informação são palavras-chave para enfrentar momentos graves provocados pela incidência do coronavírus.

Evite aumentar a ansiedade checando novas informações a todo segundo. Previna-se, porém não se contamine com o excesso de informações. Procure informações confiáveis, sempre com profissionais de saúde e cuidado com fórmulas mágicas, use o bom senso e confie na equipe de saúde.

Aceite a ansiedade que brota em você – não tente fugir dela. Escreva, fale a respeito com familiares ou amigos próximos, e aceite-a. Assim a ansiedade poderá diminuir e você poderá garantir o controle sobre ela.

Fique alerta para sensações que muito pouco irão ajudar, como a angústia e o desespero. Se aparecerem, respire e reflita até que você possa entender que é fruto do medo natural ao desconhecido.

O coronavírus altera nossa rotina, traz dúvidas e preocupações e nos afasta dos entes queridos. Apesar de impactante o isolamento é uma estratégia necessária para a proteção e para evitar que o vírus se propague. Mas isto não significa solidão, significa cuidado com o outro e consigo.

Use e abuse do celular e do telefone, conecte-se com o mundo e com quem você ama.

Revigore o seu sistema imunológico: - alimente-se, hidrate-se e descanse.

Revigore o seu bem-estar psicológico: - cuide de si e cuide do outro.
- ocupe o seu dia com atividades saudáveis. - brinque, leia, assista filmes, ouça músicas, descubra novas formas de interação com a sua família e com as crianças. - experimente a generosidade e seja gentil com quem está com você. - transmita mensagens de amor, humor e alegria.

Revigore a fé, a espiritualidade e a esperança que existem dentro de você.

Reflita sobre a fragilidade humana mas também sobre a força da humanidade, já que várias crises foram vencidas em nossa breve história no mundo.

Venceremos mais esta.

Precisamos uns dos outros para assegurar a vida, por isso, se cada um fizer a sua parte sairemos renovados e transformados desta experiência com o que é difícil de controlar.

Beijos e abraços virtuais são bem-vindos.

Vania de Castro – Psicóloga – CRP 06/15110

Marcelo Salgado – Psicólogo – CRP 06/81547


#ProCuraDaELA #Coronavírus #Psicologia 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de ComunidadeELA-Brasil.

Join ComunidadeELA-Brasil