******************************************************
A breve história de Stephen Hawking
Sempre me fascinaram as biografias de cientistas. Principalmente, porque elas mostram que os cientistas são pessoas comuns. Não são eremitas loucos e antissociais mas, muito pelo contrário, pessoas que vivem intensa e apaixonadamente as suas vidas.
Isto vem a propósito de uma autobiografia que acaba de ser publicada pela Gradiva na sua coleção “Ciência Aberta”. Trata-se da autobiografia do genial físico Stephen Hawking, conhecido mundialmente não tanto pela sua ciência, mas mais pela sua doença (esclerose lateral amiotrófica) que o remeteu desde os 21 anos a uma cadeira de rodas e mais tarde a uma comunicação com os outros através de um computador e sintetizador de voz.
Publicada originalmente em 2013 com o título “My Brief History”, esta autobiografia é publicada entre nós, como já se disse, na coleção “Ciência Aberta”, com o número 206 e com o título “A Minha Breve História”. A tradução, excelente, diga-se, é de Pedro Elói Duarte, e a revisão científica do físico Carlos Fiolhais, que é, como se sabe, o atual diretor desta coleção da Gradiva.
Stephen Hawking é o autor de um dos mais populares livros de divulgação científica de sempre, “Breve História do Tempo”, também publicado na “Ciência Aberta” com o número 27.
A presente autobiografia é de uma leitura muito agradável. As suas pouco mais de 100 páginas interiorizam-se como se fosse o próprio Stephen Hawking a conversar connosco. Numa linguagem simples, sintética e coloquial, é polvilhado aqui e acolá com uma ironia bem-humorada e está impregnado de uma modéstia que impressiona pela sua genuinidade.
O livro também está bem servido de fotografias que compaginam a história de Hawking, desde a sua infância passada no pós-guerra londrino, até aos momentos atuais que testemunham a sua celebridade mundial.
O livro é um relato na primeira pessoa não só da vida deste físico teórico genial, hoje com 72 anos, mas também da própria história recente da física teórica e da cosmologia. Até porque Hawking é um dos principais protagonistas deste empreendimento científico em que a humanidade tenta compreender o universo, desde o Big Bang até ao momento presente.
Refira-se o contributo que Hawking deu ao conhecimento científico, nas suas próprias palavras: “O meu trabalho inicial mostrou que a relatividade geral clássica não se aplicava às singularidades no Big Bang e nos buracos negros. Mais tarde, mostrei como a teoria quântica pode prever o que acontece no princípio e no fim do tempo”.
É também um livro de divulgação de ciência para todos. “Penso que é importante que as pessoas tenham uma compreensão básica da ciência, a fim de que possam tomar decisões informadas num mundo cada vez mais científico e tecnológico”, pode ler-se quase no final do livro.
Com este livro, Hawking transmite-nos uma mensagem de esperança, perseverança e de amor pela vida. Mostra-nos como a doença incapacitante, com a morte a espreitar inúmeras vezes num horizonte próximo, não o impediu de ser um dos maiores cientistas de sempre, talvez o físico mais conhecido atualmente em todo o mundo, e professor Lucasiano de Matemática – a cátedra ocupada outrora por Isaac Newton – na Universidade de Cambridge.
O seu exemplo inspira-nos até ao universo.
Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
FONTE: http://www.sulinformacao.pt/2014/03/a-breve-historia-de-stephen-hawking/
ooooooooooooooooooooooooooo
Antes de dizer adeus
Susan Spencer-Wendel e Bret Witter
Clique aqui para ler um trecho do livro em PDF.
Da lista de mais vendidos do The New York Times.
Em junho de 2011, Susan Spencer-Wendel teve o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Também conhecida como doença de Lou Gehrig, essa condição degenerativa é progressiva e destrói sistematicamente todos os nervos que estimulam os músculos do corpo. Ela tinha 43 anos, um marido dedicado, três filhos – e apenas um ano de vida saudável pela frente.
Determinada a viver esse último ano com alegria, Susan deixou seu emprego como jornalista e decidiu passar o tempo que lhe restava ao lado da família. Ela construiu um espaço de convivência para receber os amigos no quintal de casa e planejou sete viagens com as pessoas mais importantes de sua vida.
Apesar de não ter controle sobre o rápido declínio de seu estado de saúde, Susan se recusa a desistir. Com sua força extraordinária e seu espírito indomável, ela está determinada a transformar cada um de seus dias numa experiência significativa, cada momento numa celebração da vida, da amizade e do amor.
Antes de dizer adeus é o relato emocionante de um ano vivido em sua plenitude, uma história de alegria, companheirismo, otimismo e aceitação.
Embora seu corpo esteja se enfraquecendo, Susan Spencer compartilha conosco o processo de fortalecimento de sua mente – uma lição de serenidade e bom humor frente aos percalços da vida, um ensinamento comovente que nos leva a refletir sobre o que realmente importa, um reconhecimento do milagre que é estar vivo.
****
O diagnóstico de uma doença incurável é a armadilha que o destino preparou para Susan Spencer-Wendel. Jornalista bem-sucedida, mãe de três filhos, amiga e esposa dedicada, ela recebeu uma notícia devastadora: é portadora de esclerose lateral amiotrófica, uma degeneração neurológica progressiva que, mais cedo ou mais tarde, a levará à paralisia completa.
Após visitar um centro especializado de tratamento, Susan tomou uma decisão que mudaria sua maneira de encarar a vida e serviria de inspiração para aqueles que conhecem sua história. Em vez de se submeter a horas de tratamento para apenas adiar o inevitável, ela escolheu passar seus últimos dias de vida saudável ao lado das pessoas que ama, aproveitando todo o tempo para construir uma rede de lembranças felizes para seus amigos e familiares.
Conforme sua saúde foi ficando mais debilitada, Susan fez viagens memoráveis com as pessoas mais significativas de sua vida. Foi ao Território de Yukon, no Canadá, à Hungria, às Bahamas, ao Chipre. Além disso, levou os filhos para nadar com os golfinhos, assistiu ao lançamento de um ônibus espacial e, com a filha, Marina, visitou uma badalada loja em Nova York para vê-la pela primeira e última vez num vestido de noiva.
Ela também escreveu este livro. Já incapaz de caminhar ou mesmo de levantar os braços, Susan digitou esta história, letra por letra, em seu iPhone, utilizando apenas o polegar da mão direita – o último dedo a deixar de funcionar.
Porém Antes de dizer adeus não é um relato revoltado nem amargo, mas repleto de otimismo, alegria de viver e senso de humor. É um livro sobre a vida, não sobre a morte – e será capaz de colocar um sorriso no rosto de cada leitor.
Do choro no estacionamento de uma lanchonete a uma piscina termal no Ártico, de um Natal desastroso em família a um mosteiro decrépito no Chipre, este livro não é apenas um presente inesquecível de Susan a seus familiares e amigos, mas uma dádiva para todos nós, um lembrete de que cada dia deve ser vivido plenamente e com alegria.
FONTE: http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8748&sid=2
00000000000000000000000000000000000000000
"DesCasos"
A renda dos direitos autorais
foi doada para a ABRELA.
O livro pode ser comprado em livrarias ou no site da Saraiva www.livrariasaraiva.com.br
Um livro que li e recomendo!
Uma advogada séria e competente em busca dos
direitos do cidadão e em
luta constante pela justiça.
Boa leitura!
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
A DANÇA DOS BEIJA-FLORES NO CAMARÃO AMARELO:
Curso e percurso do adoecimento
Autora: Lucília Augusta Reboredo
Jacintha Editores
Lucília, professora universitária, psicóloga, doutora em psicologia social relata o caminho que trilha após o diagnóstico da ELA. Suavidade, afeto, realidade, descoberta e muita emoção em cada letra do livro.
O livro poderá ser adquirido pelo e-mail: mapeliss@uol.com.br
Li e recomendo!
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
POESIAS PARA ME SENTIR VIVA
Autora: Leide Moreira
Editora: Leide & Moreira
EDIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS
Onde comprar?
Livraria Cultura
ou pelo site www.livrariacultura.com.br
Um livro para ser saboreado
e cada poesia curtida letra por letra.
Você se emocionará,
sentirá a garra, força e beleza de Leide.
Li e recomendo!
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
LETRAS DA MINHA EMOÇÃO
Autora: Leide Moreira
Editora: Leide & Moreira
Onde comprar?
Livraria Cultura
ou pelo site www.livrariacultura.com.br
Para Leide Moreira
De Vania de Castro
16.09.2012
letras da minha emoção
encanto e acolhida
letras, letras - só paixão
amor, alegria, vida
site de Leide Moreira
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
O MITO DA UNICIDADE CRISTÃ: Desafio para o diálogo inter-religioso
Autor: José Pinheiro de Souza
Livro gratuito no site abaixo:
http://www.professorpinheiro.com/livros%20prontos/o%20mito%20da%20unicidade%20crista.pdf
Visite o blog do Prof. Pinheiro, você aprenderá muito!
Comentários