QUAL A CADEIRA IDEAL PARA PESSOAS COM ELA?

Nossa querida Mirian

nos trouxe uma dúvida que, normalmente,

tira o sono das pessoas de tanta preocupação:

PERGUNTA:

Qual a cadeira ideal para quem é portador de ELA?

RESPOSTA:

"O mercado nacional e internacional oferece diversas opções de modelos de cadeiras de rodas que podem ser indicados para pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica. Mas o profissional (terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta) só pode prescrever a cadeira de rodas e/ou o sistema de adequação postural (adaptações para a cadeira de rodas que possibilitam a melhor postura, conforto e segurança para o paciente ) após uma avaliação física, funcional e da rotina e ambiente em que o paciente circula. Desta forma conhecendo todo o contexto e necessidades do paciente será possível pensar no modelo que melhor o atenderá.
Existem os modelos que são mais utilizados: a cadeira simples dobrável em X; a cadeira com recliner, que pode alterar o ângulo do encosto; a cadeira com tilt, que permite a angulação do assento e encosto simultaneamente, e as cadeiras motorizadas que o paciente pode controlar através de joystick ou outros tipos de acionadores. Na seção de cadeira de rodas do MIBRELA, estão disponíveis alguns modelos: 
Lembrando que para comprar a cadeira de rodas, o paciente precisa passar por uma avaliação completa para que o terapeuta possa prescrever o modelo e as medidas adequadas da
cadeira de rodas."

Atenciosamente, 
Juliana Yumi Yamada
Terapeuta Ocupacional

Para adicionar comentários, você deve ser membro de ComunidadeELA-Brasil.

Join ComunidadeELA-Brasil

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Olá Mirian e demais:

Segue a planilha que deve ser preenchida no momento em que se compra uma cdr. São as chamadas medidas ergonométricas. No meu caso, essas medidas foram tiradas pela minha Fisioterapeuta e enviadas por e-mail para a Casa Ortopédica em S Paulo.  

3560539143?profile=original

• 3560538736?profile=original

Comprei minha cdr em junho/2010 marca FreedonPlus pela Internet na Casa Ortopédica , um modelo direcionado p/ pac de ELA.

Minha Fisioterapeuta tirou as medidas ergonométricas  que a loja exige (eles mandam um formulário), e em 1 semana a cadeira estava em minhas mãos.

• OBRIGADA QUERIDO AMIGO ANTONIO JORGE.

UM GRANDE ABRAÇO, DEUS TE ABENÇOE.

• Estamos aqui para nos ajudar.

Vc conseguiu comprar a cdr?

• BOA TARDE ANTONIO!

Ainda não compramos a cdr ideal para ela ,minha mãe está aqui com uma mais não serve , já está machucando, sente dores na nádegas se ficar muito tempo sentada. Precisamos urgente providenciar..

Abraços amigo.

• Olá Mirian:

Realmente não sou um expert em cdr, mas a minha, apesar de não ser de aluminio, é muito confortavel.

As medidas ergonômicas são importantes porque irão proporcionar o conforto e a adequação do corpo a cdr.

Recomendo que vs entrem nos sites das lojas de S Paulo e vejam os modelos e preços, minha recomendação é a casa ortopédica. Por e-mail mesmo vc pede o formulário e eles te mandam para que uma Fisioterapeuta possa tirar essas medidas. Eles tb financiam em 10 x s/j no cc. Isso tb me facilitou bastante, pois na época a cdr custou em torno de 1000,00. 

Boa sorte!

|

• Muito obrigada amigo pelas orientações. DEUS te abençoe.

Abraços e boa sorte.

MIRIAN

• Rita Labronici, fisioterapeuta, também, respondeu a pergunta feita por nossa querida Mirian:

"O tipo de cadeira a ser usada pelo paciente vai depender da fase em que ele está. A cadeira de rodas mais

adequada é aquela com encosto reclinável, de alumínio, pode ser da marca Jaguaribe. Existem medidas

especiais para cada tamanho de paciente e tb cadeiras de todo valor".

Rita Labronici

Fisioterapeuta

This reply was deleted.