PERGUNTA DE RENATA VIEIRA:

VANIA O QUE EU COLOCO NO NARIZ PARA A MASCARA DO BIPAP NAO MACHUCAR ´POIS ESTA MACHUCANDO O NARIZ DELE,NAO CONSIGO ACHAR NADA QUE DE CERTO.OBRIGADA TEM ALGO QUE EU POSSA COMPRAR PARA DAR CERTO POR FAVOR PRECISO COM URGENCIA DESTA RESPOSTA,OBRIGADA.

RESPOSTAS:

 

Bom dia Vania! Não sei onde responder o pedido de ajuda. Minha mãe também estava começando a machucar o nariz e nós melhoramos muito o problema utilizando algodão com dersani. O algodão é daqueles utilizados para maquiagem, redondo e fininho. Nós cortamos pela metade, fica uma meia lua, molhamos com o óleo e posicionamos no nariz. Espero ter ajudado. Um  beijo. Mariele

 

Bom dia! Eu tive este problema quando usava uma máscara boca nariz,. Mudei para pronga nasal e a adaptação foi imediata. As máscaras foram trocadas pela Unimed a pedido do pneumo. Ao total eu passei por três máscaras. Espero que este comentário ajude. Abraços!

Gleilson

 

Estou tão triste que isso está acontecendo à sua huband Renata. Orando por ele e você!
suave ((abraço))

Sr. Sharon

"I'm so sad that this is happening to your huband Renata. Praying for him and you! Soft ((hug)) Sr Sharon"

 

3560421658?profile=original

Olá Renata, bem vinda a comunidade!!!!

Todos nos passamos pelo mesmos problemas, por isso toda vez que precisar de ajuda é só pedir!!!

Sei que tem horas que achamos que não vamos dar conta de tanto sofrimento mas de alguma forma conseguimos, não se desespere!!!

Beijos,

Priscilla

 

Oi Vânia,

Quando a minha mãe usava a máscara ela também machucou o nariz, daí optamos por trocar a máscara e compramos uma máscara importada vendida somente por um site americano, foi paga em dólar no cartão de crédito e veio por uma transportadora, no ato da entrega tivemos que pagar o imposto alfandegário tb, a partir do momento em que ela usou esta máscara não machucou mais o nariz e nem a testa, porém, logo ela teve que fazer a traqueostomia e não usa mais, emprestamos para um colega da nossa cidade. Não estou com a especificação e o site onde compramos agora, mas se tiver interesse posso te passar depois. Uma outra opção é usar a placa de hidrocolóide na parte que está machucando, é um adesivo que é colado, é mais grosso, é macio, não deixa machucar tb, vc pode comprar uma placa menor e ir cortando conforme o tamanho que precisa, um curativo de hidrocolóide pode ficar até sete dias sem trocar desde que não esteja danificado. Quando minha mãe ficou 43 dias na UTI ela não podia usar a máscara dela e a do hospital tava machucando, foi quando ela usou esse curativo.

Espero ter ajudado.

Força para cuidar do seu esposo, tudo que vivemos com a ELA em nossas famílias é mt difícil e triste né, mas Deus nos dá muita força!

Um forte abraço!

Leiliane

 

Queridos, 

a única forma que conheço é realmente trocando a máscara até que se encontre alguma que ele se adapte. Veja isso com o pneumo ou o fisioterapeuta respiratório. 

Ab,

Juliana

 

 Renata, a idéia do dersani deve ajudar muito, mas assim que puder tente a mascara que é adaptada diretamente as narinas. Parece desconfortável p/ quem vê mas minha mãe se adaptou super bem. Ela detestava a outra, acho que se sentia enclausurada... Se vc não souber qual é me mande email (ss_andrade@ibest.com.br) e eu procuro na internet. Bjs. Sandra

Para adicionar comentários, você deve ser membro de ComunidadeELA-Brasil.

Join ComunidadeELA-Brasil

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Renata,

    aparecimento de lesões nos locais de contato com a máscara são o problema mais comum do uso de Ventilação Não Invasiva.

    Para tratar o ferimento sugiro:

    • limpe bem com sabão antisséptico e algodão úmido, sem esfregar ou comprimir, enxágue com agua abundante e deixe secar naturalmente, ou no máximo seque levemente com algodão macio.
    • Quando não estiver usando a mascara deixe o local aberto.
    • Quando for usar a máscara use um curativo protetor (de hidrocolóide), encontrado nas casas cirúrgicas (uma espécie de adesivo que é colocado sobre a pele, como aquele para escaras). Algumas lojas que vendem CPAP tem esses curativos, específicos para o rosto.

    Para evitar o aparecimento das feridas e ajudar na cicatrização os seguintes cuidados com a máscara são importantes:

    • O ajuste da máscara ao rosto é muito importante. Ela não deve ficar apertada, nem vazar na área dos olhos. Se vazar um pouco pelas laterais ou embaixo não é tão dramático. As máscaras tem vários pontos de ajuste, e não é necessário apertar muito para evitar vazamentos. Pelo contrário, apertar muito pode aumentar o vazamento. Fique atenta. Os aparelhos modernos todos fazem leitura de vazamento (geralmente um cartao tipo crédito ou SD) e os dados podem ser obtidos num relatório para ver se está exagerado ou se é tolerável. Os aparelhos conseguem compensar uma certa quantidade de vazamento.
    • A máscara de ventilação não invasiva para uso contínuo é diferente da de uso hospitalar. Se a sua é o modelo "hospitalar" é preciso trocar.
    • É importante manter a mascara bem limpa, pois o acúmulo de sebo da pele e micróbios produz substâncias que irritam a pele. Limpar a máscara é muito fácil: lave com detergente de lavar pratos (tipo limpol, de preferencia incolor) e enxague bem com água para não ficar resíduos. Depois é só deixar secar ao natural (não utilizar toalhas ou panos). Também o rosto deve ser limpo com sabão neutro para retirar o excesso de oleosidade. Não utilizar cremes ou óleos, porque reduz a vida útil da máscara e aumenta o risco de aparecimento dos ferimentos (a máscara tende a ir ficando menos maleável).
    • Se o paciente usa a máscara por mais de 12 horas por dia, em geral é aconselhável ter duas máscaras. Primeiro, porque o uso de duas máscaras diferentes (uma nasal enquanto estiver acordado, uma oronasal dormindo, por exemplo), evita compressão contínua na mesma área. E em segundo lugar, em caso de acidente com uma das máscaras, tem-se a uma pelo menos por algum tempo até comprar a nova.
    • No caso de o paciente ser internado insista para que use seu próprio aparelho e máscara(s), para evitar aparecimento das feridas, por uso de máscara inadequada. Essas feridas são meio difíceis de cicatrizar, visto que o paciente não pode ficar sem o aparelho por tempo prolongado, e provocam dor ao se usar a máscara.

    Procure o profissional que vendeu o aparelho, ou o profissional que acompanha a ventilação não invasiva, em geral um fisioterapeuta, para ajudá-la e sempre que tiver dúvidas. É parte do preço do aparelho (isso é mais difícil para os aparelhos comprados no exterior ou pela internet).

    Mas se pudermos ajudá-la, estamos a disposição

    Abraços

    Heloisa Glass

    • Querida Heloisa,

       

      Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

      Agradeço a atenção  e a resposta detalhada.

      Meu afeto,

      Vania

  • Queridos, 

    a única forma que conheço é realmente trocando a máscara até que se encontre alguma que ele se adapte. Veja isso com o pneumo ou o fisioterapeuta respiratório. 

    Ab

  • Querida Renata,

    algumas respostas dadas até o momento!

    Queridos Mariele, Gleilson, Sharon, Priscilla, Leiliane,

    agradeço imensamente o carinho e as respostas

    à questão levantada pela nossa querida Renata.

    Obrigada.

    Que possamos sempre nos ajudar.

    Beijos e abraços de carinho.

    Com afeto,

    Vania

This reply was deleted.