Respostas

• Pelo que sei a fisioterapia c/ Ambu é feita de forma preventiva, visando melhorar a função muscular no aparelho respiratório.Pacientes com comprometimento respiratório não sei se é indicado. Na verdade, a fisio c/Ambu só deverá feita com orientação de um profissional da saude: médicos, fsios e fonos.
    • é indicado sim meu amigo jorge....principalmente a aqueles pacientes que ja não tossem mais e o catarro fica acumulado com risco ainda maior para infecção...o cougt assist tem essa função para os que não tossem..mais para quem não tem uma maneira de limpar o pulmão ou o cougt assist.. é exercicios com ambú o melhor..graças a deus minha mãe em quase 3 anos nunca teve uma infecção ou gripe..

há sei tudo isso pois aprendi no instituto do sono com fisioterapeutas excelentes.

vc tem ela familiar jorge?

bjos

• Sim, Alessandra.

Convido vc a ler em meu humilde Blog a matéria Ela em família onde falo um pouco sobre isso.

Desculpe a curiosidade, mas qual o seu interesse nessa questão de ELA familiar?

• Pergunta:

O ambú deve ser usado somente no início da doença ou é possível usá-lo em qualquer estágio?

Obrigada.

Beijos de carinho e paz.

Vania

• Vânia:

Pelas explicações da Alessandra, o Ambú tem aplicações p/ vários estágios da doença. No momento, eu uso profilaticamente, enquanto que a mamãe da Alessandra usa terapeuticamente.

• APRENDI A USAR O AMBU EM MINHA MÃE DEPOIS DA TRAQUEO...FAÇO EXERCICIOS ANTES DA ASPIRAÇÃO COM MOVIMENTOS DE APERTA  E SOLTA UMAS 20 VEZES.. E DEPOIS APERTA DE LEVE E AFUNDA AO MESMO TEMPO E SOLTA....TAMBEM A CADA ASPIRAÇÃO SE FIZER 4 VEZES O MOVIMENTO AFUNDA E SOLTA E COM AS DUAS MÃO COMPRIMIR O PEITO DE CIMA PARA BAIXO COM UM MOVIMENTO RAPIDO O CATARRO SOBE PARA TRAQUEIA....

BEIJOS E PAZ.

• Cara Alessandra:

Vc, alem dos atributos de filha é uma cuidadora que sabe das coisas...legal!!! Obrigado pela sua excelente participação. E o fuka rosa que vc ganhou, tá gostando? rsrsrsrs...

• O Ambu é uma bomba manual, normalmente acoplada a uma máscara, cujo uso mais comum é na ventilação em momentos de emergência, ou quando a pessoa encontra-se desacordada.

Um conjunto composto por ambu, traquéia, valvula unidirecional, máscara e bocal pode ser visto na figura abaixo. O conjunto é encontrado em qualquer loja de produtos hospitalares.

Air-Stacking.jpg

A forma ideal para aprender a utilizar o Ambu na remoção de secreções é fazer um exercício muito simples, mas extremamente importante: O "empilhamento de ar".

No empilhamento de ar, utiliza-se o ambu para inflar os pulmões com pequenas quantidades de ar, uma em seguida à outra, enchedo-os até onde a pessoa conseguir. Claro que tudo deve ser feito cuidadosamente, com pequenas quantidades de ar por vez, e respeitando-se os limites fisiológicos de cada indivíduo.

Algumas pessoas fazem esse exercício com a máscara nasal, outras com o bocal.

Vejam como ficaria o conjunto utilizando-se o bocal:

Air-Stacking2.jpg

• Leandro, vc deu um show. Acho que estamos todos bem orientados com as ilustrações que vc postou.Legal!

Eu uso c/ máscara, com o auxílio de uma cuidadora treinada, e a finalidade é preventiva.

• a idéia é ajuda
This reply was deleted.