Comunidade ELA-Brasil

Espaço para reinventar a vida

LIVROS

Reabilitação em Doenças Neuromusculares: 
Guia Terapêutico Prático
Organizadores:
Acary Souza Bulle Oliveira / Adriana Leico Oda
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 394
Formato: 18 x 25
Livro único em seu gênero ao abordar as doenças neuromusculares sob forma multidisciplinar.
Como se sabe, a interdisciplinariedade, ao oferecer a integração ao conhecimentos e práticas dos diversos profissionais, possibilita atender às necessidades globais do paciente, visando ao seu bem-estar. A integração da equipe de saúde é fundamental para que o atendimento e o cuidado alcancem a amplitude do ser humano, transcendendo a noção do conceito de saúde, em que o paciente é visto como um todo, considerando um atendimento humanizado.
O presente trabalho, como bem diz o subtítulo, é espécie de protocolo de tratamento, em que do passo a passo a ser tomado participa cada disciplina com que ela pode oferecer de melhor.

Sumário

Seção I  Diagnóstico das Doenças Neuromusculares

Capítulo 1  Histórico das doenças neuromusculares
Capítulo 2  Diagnóstico clínico das doenças neuromusculares
Capítulo 3  Biópsia Muscular
Capítulo 4  Eletroneuromiografia nas doenças neuromusculares
Capítulo 5  Biópsia de Nervo

Seção II  Doenças Neuromusculares (Medicina)

Capítulo 6  Doenças do Neurônio Motor: ELA/PBP
Capítulo 7  Doenças do Neurônio Motor; poliomielite anterior aguda/síndrome pós-poliomielite
Capítulo 8  Neuropatias
Capítulo 9  Miastenia Grave
Capítulo 10  Miopatias do Adulto
Capítulo 11  Miopatias na Infância
Capítulo 12  Emergências em doenças neuromusculares
Capítulo 13  Neurocirurgia em doenças neuromusculares

Seção III  Reabilitação em Doenças Neuromusculares

Capítulo 14  Fisioterapia Motora
Capítulo 15  Hidroterapia e doenças neuromusculares
Capítulo 16  Fisioterapia e Hidroterapia na Síndrome pós-poliomielite
Capítulo 17  Doenças neuromusculares e esporte adaptado
Capítulo 18  Intervenção Fisioterapêutica nas disfunções urinárias, fecais, sexuais e ginecológicas
Capítulo 19  Fisioterapia Respiratória nas doenças neuromusculares
Capítulo 20  Intervenção da Terapia Ocupacional nas doenças neuromusculares
Capítulo 21  Intervenção Fonoaudiológica nas Disfagias Orofaríngeas nas doenças neuromusculares
Capítulo 22  Intervenção Fonoaudiológica na Comunicação dos pacientes com doenças neuromusculares
Capítulo 23  Nutrição
Capítulo 24  Odontologia
Capítulo 25  Reabilitação das doenças neuromusculares na perspectiva psicológica
Capítulo 26  Serviço Social e os caminhos para o acesso aos direitos sociais e civis
Capítulo 27  Medicina tradicional chinesa

Seção IV  Associações

Capítulo 28  ABrELA - Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica
Capítulo 29  Abrami - Associação Brasileira de Miastenia
Capítulo 30  Associação Verde Vida Saúde
Capítulo 31  Doenças Neuromusculares na Internet

******************************************************

A breve história de Stephen Hawking


Sempre me fascinaram as biografias de cientistas. Principalmente, porque elas mostram que os cientistas são pessoas comuns. Não são eremitas loucos e antissociais mas, muito pelo contrário, pessoas que vivem intensa e apaixonadamente as suas vidas.

Isto vem a propósito de uma autobiografia que acaba de ser publicada pela Gradiva na sua coleção “Ciência Aberta”. Trata-se da autobiografia do genial físico Stephen Hawking, conhecido mundialmente não tanto pela sua ciência, mas mais pela sua doença (esclerose lateral amiotrófica) que o remeteu desde os 21 anos a uma cadeira de rodas e mais tarde a uma comunicação com os outros através de um computador e sintetizador de voz.

Publicada originalmente em 2013 com o título “My Brief History”, esta autobiografia é publicada entre nós, como já se disse, na coleção “Ciência Aberta”, com o número 206 e com o título “A Minha Breve História”. A tradução,  excelente, diga-se, é de Pedro Elói Duarte, e a revisão científica do físico Carlos Fiolhais, que é, como se sabe, o atual diretor desta coleção da Gradiva.

Stephen Hawking é o autor de um dos mais populares livros de divulgação científica de sempre, “Breve História do Tempo”, também publicado na “Ciência Aberta” com o número 27.

A presente autobiografia é de uma leitura muito agradável. As suas pouco mais de 100 páginas interiorizam-se como se fosse o próprio Stephen Hawking a conversar connosco. Numa linguagem simples, sintética e coloquial, é polvilhado aqui e acolá com uma ironia bem-humorada e está impregnado de uma modéstia que impressiona pela sua genuinidade.

O livro também está bem servido de fotografias que compaginam a história de Hawking, desde a sua infância passada no pós-guerra londrino, até aos momentos atuais que testemunham a sua celebridade mundial.

O livro é um relato na primeira pessoa não só da vida deste físico teórico genial, hoje com 72 anos, mas também da própria história recente da física teórica e da cosmologia. Até porque Hawking é um dos principais protagonistas deste empreendimento científico em que a humanidade tenta compreender o universo, desde o Big Bang até ao momento presente.

Refira-se o contributo que Hawking deu ao conhecimento científico, nas suas próprias palavras: “O meu trabalho inicial mostrou que a relatividade geral clássica não se aplicava às singularidades no Big Bang e nos buracos negros. Mais tarde, mostrei como a teoria quântica pode prever o que acontece no princípio e no fim do tempo”.

É também um livro de divulgação de ciência para todos. “Penso que é importante que as pessoas tenham uma compreensão básica da ciência, a fim de que possam tomar decisões informadas num mundo cada vez mais científico e tecnológico”, pode ler-se quase no final do livro.

Com este livro, Hawking transmite-nos uma mensagem de esperança, perseverança e de amor pela vida. Mostra-nos como a doença incapacitante, com a morte a espreitar inúmeras vezes num horizonte próximo, não o impediu de ser um dos maiores cientistas de sempre, talvez o físico mais conhecido atualmente em todo o mundo, e professor Lucasiano de Matemática – a cátedra ocupada outrora por Isaac Newton – na Universidade de Cambridge.

O seu exemplo inspira-nos até ao universo.

 

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

FONTE: http://www.sulinformacao.pt/2014/03/a-breve-historia-de-stephen-hawking/

 ooooooooooooooooooooooooooo

Antes de dizer adeus

Susan Spencer-Wendel e Bret Witter

Clique aqui para ler um trecho do livro em PDF. 

Da lista de mais vendidos do The New York Times.

Em junho de 2011, Susan Spencer-Wendel teve o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Também conhecida como doença de Lou Gehrig, essa condição degenerativa é progressiva e destrói sistematicamente todos os nervos que estimulam os músculos do corpo. Ela tinha 43 anos, um marido dedicado, três filhos – e apenas um ano de vida saudável pela frente.

Determinada a viver esse último ano com alegria, Susan deixou seu emprego como jornalista e decidiu passar o tempo que lhe restava ao lado da família. Ela construiu um espaço de convivência para receber os amigos no quintal de casa e planejou sete viagens com as pessoas mais importantes de sua vida.

Apesar de não ter controle sobre o rápido declínio de seu estado de saúde, Susan se recusa a desistir. Com sua força extraordinária e seu espírito indomável, ela está determinada a transformar cada um de seus dias numa experiência significativa, cada momento numa celebração da vida, da amizade e do amor.

Antes de dizer adeus é o relato emocionante de um ano vivido em sua plenitude, uma história de alegria, companheirismo, otimismo e aceitação.

Embora seu corpo esteja se enfraquecendo, Susan Spencer compartilha conosco o processo de fortalecimento de sua mente – uma lição de serenidade e bom humor frente aos percalços da vida, um ensinamento comovente que nos leva a refletir sobre o que realmente importa, um reconhecimento do milagre que é estar vivo.

****

O diagnóstico de uma doença incurável é a armadilha que o destino preparou para Susan Spencer-Wendel. Jornalista bem-sucedida, mãe de três filhos, amiga e esposa dedicada, ela recebeu uma notícia devastadora: é portadora de esclerose lateral amiotrófica, uma degeneração neurológica progressiva que, mais cedo ou mais tarde, a levará à paralisia completa.

Após visitar um centro especializado de tratamento, Susan tomou uma decisão que mudaria sua maneira de encarar a vida e serviria de inspiração para aqueles que conhecem sua história. Em vez de se submeter a horas de tratamento para apenas adiar o inevitável, ela escolheu passar seus últimos dias de vida saudável ao lado das pessoas que ama, aproveitando todo o tempo para construir uma rede de lembranças felizes para seus amigos e familiares.

Conforme sua saúde foi ficando mais debilitada, Susan fez viagens memoráveis com as pessoas mais significativas de sua vida. Foi ao Território de Yukon, no Canadá, à Hungria, às Bahamas, ao Chipre. Além disso, levou os filhos para nadar com os golfinhos, assistiu ao lançamento de um ônibus espacial e, com a filha, Marina, visitou uma badalada loja em Nova York para vê-la pela primeira e última vez num vestido de noiva.

Ela também escreveu este livro. Já incapaz de caminhar ou mesmo de levantar os braços, Susan digitou esta história, letra por letra, em seu iPhone, utilizando apenas o polegar da mão direita – o último dedo a deixar de funcionar.

Porém Antes de dizer adeus não é um relato revoltado nem amargo, mas repleto de otimismo, alegria de viver e senso de humor. É um livro sobre a vida, não sobre a morte – e será capaz de colocar um sorriso no rosto de cada leitor.

Do choro no estacionamento de uma lanchonete a uma piscina termal no Ártico, de um Natal desastroso em família a um mosteiro decrépito no Chipre, este livro não é apenas um presente inesquecível de Susan a seus familiares e amigos, mas uma dádiva para todos nós, um lembrete de que cada dia deve ser vivido plenamente e com alegria.

FONTE: http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8748&sid=2 

00000000000000000000000000000000000000000

Descasos - Uma Advogada Às Voltas com o Direito dos Excluídos

"DesCasos"

 Uma Advogada às Voltas com o Direito dos Excluídos
Autora: Alexandra Lebelson Zsafir
Editora: Saraiva
 
A obra contém relatos de histórias do período em que a
autora atuava como advogada "pro bono" em vários
casos. Trata-se de um trabalho muito bonito e
comovente, com casos que nos fazem refletir sobre a vida e todos os ensinamentos que estão à nossa disposição, mas que, na correria do dia-a-dia,
não paramos para avaliar. 

A renda dos direitos autorais

foi doada para a ABRELA.

O livro pode ser comprado em livrarias ou no site da Saraiva www.livrariasaraiva.com.br 

Um livro que li e recomendo!

Uma advogada séria e competente em busca dos

direitos do cidadão e em

luta constante pela justiça. 

Boa leitura!

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO 

 

A DANÇA DOS BEIJA-FLORES NO CAMARÃO AMARELO:

Curso e percurso do adoecimento

Autora: Lucília Augusta Reboredo

Jacintha Editores

Lucília, professora universitária, psicóloga, doutora em psicologia social relata o caminho que trilha após o diagnóstico da ELA. Suavidade, afeto, realidade, descoberta e muita emoção em cada letra do livro.

O livro poderá ser adquirido pelo e-mail: mapeliss@uol.com.br   

Li e recomendo!

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

POESIAS PARA ME SENTIR VIVA

Autora: Leide Moreira

Editora: Leide & Moreira

EDIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS 

Onde comprar?

Livraria Cultura

ou pelo site www.livrariacultura.com.br  

Um livro para ser saboreado

e cada poesia curtida letra por letra.

Você se emocionará, 

sentirá a garra, força e beleza de Leide.

Li e recomendo!

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

 

 LETRAS DA MINHA EMOÇÃO

Autora: Leide Moreira

Editora: Leide & Moreira

Onde comprar?

Livraria Cultura

ou pelo site www.livrariacultura.com.br 

 

Para Leide Moreira

De Vania de Castro

16.09.2012

 

letras da minha emoção

encanto e acolhida

letras, letras - só paixão

amor, alegria, vida

 

site de Leide Moreira

www.leidemoreira.com.br  

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO 

 

O MITO DA UNICIDADE CRISTÃ: Desafio para o diálogo inter-religioso

Autor: José Pinheiro de Souza

Livro gratuito no site abaixo:

http://www.professorpinheiro.com/livros%20prontos/o%20mito%20da%20unicidade%20crista.pdf

 Visite o blog do Prof. Pinheiro, você aprenderá muito!

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade ELA-Brasil para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade ELA-Brasil

Aniversários

Aniversários de Hoje

Aniversários de Amanhã

Administração Comunidade ELA-Brasil

Mantenedora do Site 

Vania de Castro

Psicóloga CRP 06/15110

Administração do Site: Equipe da ComELA-Brasil

Badge

Carregando...

Sobre

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Resultado de imagem para omeletras gentileza

Imagem: Google

© 2017   Criado por Vania de Castro.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço